Fotos e vídeos produzidos durante a pesquisa para Afro-Sampas. Registros de performances, shows, aulas eensaios. Nosso caderno de campo audiovisual e colaborações de antropólogos-fotógrafos.
O Mar, um cemitério
“Seria a água do mar doce antes das lágrimas da Mama África serem derramadas em nome dos filhos perdidos?”.
Performance do congolês Shambuyi Wetu, São Vicente, agosto de 2018.
Lenna
Em entrevista, a música moçambicana Lenna Bahule comenta sua trajetória e se apresenta com o Bahule Quartet no Museu da Imigração em São Paulo, março de 2016.
Tlanglano
Performance do dançarino moçambicano Vasco Antônio Sitoe, da Associação Cultural Hodi, com música de Fernando Tito Sitoe e Lenna Bahule, em Maputo, fevereiro de 2017.
Associação cultural Hodi (com Lenna Bahule)
Associação Cultural Hodi, formada por músicos e bailarinos de Maputo, que conhecemos nas filmagens de Woya Hayi Mawe – Para onde vais?, com a moçambicana Lenna Bahule, em fevereiro de 2017.
Anitché Brasil-África
O músico brasileiro Chico Saraiva recebe Edoh Amassize e Sassou Espoir Ametoglo, do Togo, Yannick Delass e Shambuyi Wetu, da República Democrática do Congo. Encontro promovido pelo projeto Afro-Sampas, São Paulo, setembro de 2016.
Gravana
Composição do músico congolês e são-tomense Yannick Delass, com participação do percussionista togolês Edoh Fiho Amassize e do guitarrista brasileiro Le Andrade, na primeira edição do projeto “Congo Ancestral” , no Al Janiah, em São Paulo, outubro de 2016.
Sinto-me latido
Um dueto com o poeta declamador angolano Ermi Panzo e o músico congolês e são-tomense Yannick Delass, na 1a. edição do projeto “Congo Ancestral”, Al Janiah, São Paulo, outubro de 2016.
Grupo Esperança – Festival GRIST
Apresentação do grupo Esperança, do Togo, I Festival de música de refugiados e imigrantes sem teto de São Paulo. Largo da Batata, São Paulo, dezembro de 2015.
Masese ao Vivo
Yannick Delass e banda apresentam Masese no evento Território Artístico Imigrante, Praça Coronel Fernando Prestes, São Paulo, fevereiro de 2017
Grupo Esperança – Fábrica de Cultura
Apresentação do grupo Esperança, do Togo, no II Festival Coletivo # MúsicaParaTodos, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. São Paulo, março de 2016.
Do Togo ao Brasil
Ensaio fotográfico
Por: Sylvia Caiuby Novaes, professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo
Descrição: Workshop de música e dança realizado por artistas do Togo na ocupação do Hotel Cambridge, em São Paulo, em 2016. Publicado na revista Ponto e Vírgula:
Grupo Maobé em performance
Ensaio fotográfico
Por: Rafael Hupsel, fotógrafo e educador com formação em antropologia visual
Título: Maobé (Sesc Vila Mariana)
Vídeo da apresentação do grupo Maobé (Togo e Brasil) no Sesc Vila Mariana, junho de 2019.