Fotos e vídeos produzidos durante a pesquisa para Afro-Sampas. Registros de performances, shows, aulas eensaios. Nosso caderno de campo audiovisual e colaborações de antropólogos-fotógrafos.

Catadores
Performance do congolês Shambuyi Wetu, “Cadeia inconsciente”, com música de Yannick Delass, no Aparelha Luzia, São Paulo, 24 de junho de 2016

O Mar, um cemitério
“Seria a água do mar doce antes das lágrimas da Mama África serem derramadas em nome dos filhos perdidos?”.
Performance do congolês Shambuyi Wetu, São Vicente, agosto de 2018.

Bagagem
“O país recebe o corpo do imigrante, não sua bagagem”. Performance do congolês Shambuyi Wetu no VII Forum Social Mundial das Migrações, São Paulo, julho de 2016

Biliwe + Não à guerra do Congo
O músico congolês Yannick Delass canta Biliwe e seu conterrâneo Shambuyi Wetu realiza a performance “Não à guerra do Congo”, no 1º Festival do Dia Internacional do Refugiado, 19 de junho de 2016, São Paulo.

Lenna
Em entrevista, a música moçambicana Lenna Bahule comenta sua trajetória e se apresenta com o Bahule Quartet no Museu da Imigração em São Paulo, março de 2016.

Tlanglano
Performance do dançarino moçambicano Vasco Antônio Sitoe, da Associação Cultural Hodi, com música de Fernando Tito Sitoe e Lenna Bahule, em Maputo, fevereiro de 2017.

Associação cultural Hodi (com Lenna Bahule)
Associação Cultural Hodi, formada por músicos e bailarinos de Maputo, que conhecemos nas filmagens de Woya Hayi Mawe – Para onde vais?, com a moçambicana Lenna Bahule, em fevereiro de 2017.

Anitché Brasil-África
O músico brasileiro Chico Saraiva recebe Edoh Amassize e Sassou Espoir Ametoglo, do Togo, Yannick Delass e Shambuyi Wetu, da República Democrática do Congo. Encontro promovido pelo projeto Afro-Sampas, São Paulo, setembro de 2016.

Gravana
Composição do músico congolês e são-tomense Yannick Delass, com participação do percussionista togolês Edoh Fiho Amassize e do guitarrista brasileiro Le Andrade, na primeira edição do projeto “Congo Ancestral” , no Al Janiah, em São Paulo, outubro de 2016.

Sinto-me latido
Um dueto com o poeta declamador angolano Ermi Panzo e o músico congolês e são-tomense Yannick Delass, na 1a. edição do projeto “Congo Ancestral”, Al Janiah, São Paulo, outubro de 2016.

Grupo Esperança – Festival GRIST
Apresentação do grupo Esperança, do Togo, I Festival de música de refugiados e imigrantes sem teto de São Paulo. Largo da Batata, São Paulo, dezembro de 2015.

Masese ao Vivo
Yannick Delass e banda apresentam Masese no evento Território Artístico Imigrante, Praça Coronel Fernando Prestes, São Paulo, fevereiro de 2017

Grupo Esperança – Fábrica de Cultura
Apresentação do grupo Esperança, do Togo, no II Festival Coletivo # MúsicaParaTodos, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. São Paulo, março de 2016.

Do Togo ao Brasil
Ensaio fotográfico
Por: Sylvia Caiuby Novaes, professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo
Descrição: Workshop de música e dança realizado por artistas do Togo na ocupação do Hotel Cambridge, em São Paulo, em 2016. Publicado na revista Ponto e Vírgula:

Grupo Maobé em performance
Ensaio fotográfico
Por: Rafael Hupsel, fotógrafo e educador com formação em antropologia visual
Título: Maobé (Sesc Vila Mariana)
Vídeo da apresentação do grupo Maobé (Togo e Brasil) no Sesc Vila Mariana, junho de 2019.